sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reflexão para o fim de semana: papagaios traficados do Paraguai

Em 28 de março de 2012, o Fauna News publicou “Na terra da muamba, até jaguatirica!”, sobre a apreensão de uma jaguatirica que estava sendo vendida na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, limite fronteiriço com o Paraguai. Pois agora, a muamba são papagaios.

“Um rapaz de 25 anos foi detido em flagrante transportando dentro de um ônibus quatro filhotes de papagaios e uma espingarda de pressão, tudo comprado no Paraguai. O ônibus saiu de Foz do Iguaçu e iria para Florianópolis/SC. Segundo o suspeito ele adquiriu os animais silvestres por R$ 50 e a espingarda por R$ 200. Ele levaria as aves a um sítio localizado em Blumenau.” – texto da matéria “Rapaz é detido em Cascavel transportando filhotes de papagaios em ônibus”, publicada em 29 de dezembro de 2012 pelo site paranaense Radar BO

Papagaios traficados do Paraguai
Imagem: Catve Cascavel

O sujeito foi surpreendido na rodoviária de Cascavel (PR). Uma das aves morreu.

“A divisa do Brasil com o Paraguai, mais precisamente na região de Foz do Iguaçu, tem de tudo: perfumes e eletrônicos (falsificados e contrabandeados), carros roubados, drogas, armas e o que mais de ilegal você puder imaginar. Inclusive animais sendo traficados.” – texto do post “Na terra da muamba, até jaguatirica!”

Essa região do país chama a atenção pelo tráfico de drogas e pelo contrabando. Pouco se fala no comércio ilegal de animais. Mas ele está acontecendo com intensidade e o normal é ocorrer a saída de animais de espécies silvestres brasileiras para receberem documentação (ilegal) em outros países da América do Sul e depois serem exportados para Europa, por exemplo.

- Leia a matéria completa do Radar BO
- Releia o post do Fauna News “Na terra da muamba, até jaguatirica!”

0 comentários: