segunda-feira, 26 de maio de 2014

Onça-pintada atropelada no MT: felino também é vítima das estradas

“Uma onça foi encontrada morta à beira de uma estrada estadual de Mato Grosso, entre os municípios de Jangada e Barra do Bugres. O animal tinha aproximadamente 1,20m, segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Leilson Vieira, que viu o felino morto na MT-246 por volta das 9h deste sábado (24).

Onça-pintada atropelada na MT-246
Foto: Leilson Vieira

Vieira disse acreditar que a onça tenha sido atropelada por um veículo de grande porte. "Tinha marcas de frenagem na pista que parecia ser de uma carreta ou caminhão". Segundo o tenente, o animal aparentava ser adulto e devia pesar, pelo menos, 200 quilos.”
– texto da matéria “Onça é encontrada morta às margens de estrada estadual em Mato Grosso”, publicada em 24 de maio de 2014 pelo portal G1

A espécie está classificada como “vulnerável” na lista brasileira de animais ameaçados de extinção. Não bastasse a perda de hábitat, a caça dos animais que lhe servem de alimento e a perseguição de fazendeiros que as matam para preservar animais de criação (normalmente, o gado), as onças-pintadas também sofrem com os atropelamentos em estradas e rodovias brasileiras.

- Leia a matéria completa no portal G1

0 comentários: