quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fugindo do óbvio contra atropelamentos de animais: renas que brilham no escuro

Quando se pensa em medidas para evitar atropelamentos de animais silvestres em estradas e rodovias, normalmente se destacam as passagens de fauna, as cercas, os mata-burros, as campanhas de conscientização de motoristas, a sinalização, dentre tantas outras. Mas as soluções podem fugir do convencional.

“A associação de criadores de renas pulverizou em vinte animais uma substância reflexiva para que os motoristas possam vê-las durante a noite na estrada.


Chifres refletirão a luz para alertar motoristas
Foto: Anne Ollila/Finland Reindeer Herders' Asso/AFP

(...) As renas viajam longas distâncias durante a noite no inverno ártico para encontrar comida, sem necessariamente se preocupar com o tráfego, que aumentou com o turismo.

A Lapônia finlandesa atrai dezenas de milhares de visitantes estrangeiros no inverno, que vêm descobrir a cidade do Papai Noel em Rovaniemi, a maior da região.

Segundo Ollila, entre 3.000 e 5.000 acidentes ocorrem todos os anos, "muito mais mortais para as renas do que para os motoristas".

Dois líquidos de vaporização estão sendo testados, um para a madeira e outro para a pele. Se os testes forem positivos, os motoristas deverão ver muitas renas brilharem a partir do próximo outono.”
– texto da matéria “Substância vai fazer renas da Lapônia brilharem contra atropelamentos”, publicada em 19 de fevereiro de 2014 pelo portal G1

Criatividade é tudo!

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: