quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Conscientizando para combater o tráfico

“Simpático, falante e inteligente. Esse é o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), espécie de psitacídeo nativa do Pantanal que atrai a atenção por sua capacidade de vocalização, imitando a fala humana. Em virtude dessa habilidade, o tráfico de filhotes para venda é uma realidade no Mato Grosso do Sul, estado com grande população da espécie. De acordo com dados do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de 2007 a 2011 foram resgatados 2.636 filhotes no estado, com média de 527 filhotes por ano, provenientes do tráfico.

Filhotes de papagaios-verdadeiros apreendidos com traficantes
Foto: Divulgação Polícia Rodoviária Federal

(...) De acordo com ela (observação Fauna News: Glaucia Helena Fernandes Seixas, da Fundação Neotrópica do Brasil, doutora que pesquisa a ave há 16 anos), o comércio ilegal é a maior ameaça à espécie e a conscientização é o caminho para a conservação do papagaio-verdadeiro. Para ampliar o conhecimento sobre essa ave, será realizado em 26 de outubro o ‘Sábado do Papagaio', na Estação Natureza Pantanal, exposição interativa sobre a natureza pantaneira, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em Corumbá (MS).

Entre as atividades programadas para o evento estão uma exposição de fotos sobre a espécie, produzidas pela pesquisadora Gláucia durante um projeto de manejo e conservação do papagaio-verdadeiro; um bate-papo com a pesquisadora contando suas experiências em fases de campo dessa iniciativa; além de sessões de teatro de fantoches com a peça ‘Nas Asas do Vento'. As crianças também terão diversas brincadeiras à disposição e poderão montar um papagaio de papel para levar como lembrança", explica. Para conhecer as plantas pantaneiras, as crianças poderão aprender com os painéis explicativos.”
– texto da matéria “'Sábado do Papagaio’: iniciativa busca conscientizar crianças sobre o tráfico de animais”, publicada em 22 de outubro de 2013 pelo site do Correio de Corumbá

Já que o poder público não toma vergonha na cara e investe em educação ambiental para combater o tráfico de animais (aliás, o poder público mal investe em lutar contra esse mercado negro), ambientalistas e a iniciativa privada fazem a sua parte.

Papagaios-verdadeiros em oco de árvore
Foto: Jaire Marinho

Se os governantes não têm competência (ou interesse) de investir seus profissionais nesses projetos, que ao menos apliquem dinheiro apoiando quem está disposto a fazer. Mas para isso, tem de querer antes...

Tráfico de fauna silvestre no Brasil: 38 milhões de animais retirados da natureza todos os anos (estimativa de 2001 da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, Renctas).

Serviço
'Sábado do Papagaio‘
Dia: 26 de outubro (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Local: Estação Natureza Pantanal, Ladeira José Bonifácio, 111 Porto Geral - Corumbá (MS)
Mais informações: (67) 3231-9100
O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia para participar.

- Leia a matéria complete do Correio de Corumbá

0 comentários: