quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Excesso de velocidade: inimigo dos animais em estradas

O biólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Andreas Kindel, afirma que um estudo realizado na Austrália sugere que uma redução de 20% na velocidade diminui em 50% a mortalidade de animais atropelados em estradas. Os motoristas são as principais peças para serem trabalhadas em qualquer projeto de objetive a redução do conflito entre veículos e a fauna silvestre. O pesquisador é coautor do Conecte – Guia de Procedimentos para Mitigação de Impactos de Rodovias sobre a Fauna. A obra, publicada na internet (www.lauxen.net/conecte), é uma síntese do atual conhecimento sobre os impactos na fauna e sobre como reduzir danos.

Um bom exemplo do que o excesso de velocidade e a desatenção de motoristas pode causar foi filmado por um motociclista que atropelou um urso no Canadá.

“Um motociclista filmou o momento em que, de forma acidental, atropelou um jovem urso negro que corria para atravessar uma estrada, assustado pelo som de um comboio. O acidente aconteceu no dia 30 de junho, em Fraser Valley, uma localidade no Canadá. O motociclista, que conduzia a 140 quilómetros por hora, filmou o acidente a partir de uma câmara instalada no capacete.

Imagem do urso segundos antes do impacto com a moto
Imagem: Reprodução de filmagem do piloto/TVI 24

No vídeo, o condutor é visto a acelerar a moto quando um urso negro corre para atravessar a estrada. O condutor não se apercebeu do obstáculo que surge à frente, uma vez que olhava para o velocímetro da mota. Quando viu o urso, o motociclista não teve tempo para travar e embateu contra o animal. O condutor sofreu ferimentos ligeiros depois de ter sido atirado do veículo. Quanto ao urso escapou sem ferimentos e afastou-se da estrada logo após a colisão.” – texto da matéria “Atropelou um urso e filmou tudo”, publicada em 24 de agosto de 2013 pelo site do canal de televisão português TVI 24

Assista ao vídeo:


- Leia a matéria completa do site do canal TVI 24

0 comentários: