quinta-feira, 25 de julho de 2013

Resolução 457: nova manifestação contra no sábado, em São Paulo

O Movimento Liberdade à Vida está organizando mais uma manifestação contra a Resolução 457, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O protesto, que acontecerá às 15h de sábado (17 de julho de 2013) no vão livre do Masp – avenida Paulista, São Paulo (SP) -, é o segundo realizado pelo grupo.

Manifestantes no primeiro protesto
Foto: Associação Mata Ciliar

De acordo com a Resolução 457, no caso de o poder público não conseguir  “vagas” em suas instituições (tipo Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestres), em zoológicos ou em entidades  credenciadas para receber os animais apreendidos (anfíbios, répteis, aves e mamíferos que constarão na futura lista de espécies de silvestres que poderão ser criadas comercialmente para venda como bichos de estimação), passou a ser possível a emissão do Termo de Depósito de Animal Silvestre e do Termo de Depósito Preliminar, isto é, o bicho poderá ficar com o infrator (criador ilegal).

Primeiro protesto em frente à Secretaria de Estado 
do Meio Ambiente de SP
Foto: Associação Mata Ciliar

Está aberto o precedente do "ilegal tornar-se legal".

Organizações e instituições como a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), a SOS Fauna, o Greenpeace, a Freeland Brasil, o Profauna – Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental, a Associação Mata Ciliar, a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), a Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e o Conselho Regional de Biologia do RJ e ES, além do próprio Fauna News, já se posicionaram contra a Resolução. As novas normas foram aprovadas em votação no Conama em 22 de maio de 2013.

A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de junho de 2013. Ela entra em vigor em 180 dias (dezembro).

A manifestação de sábado será o segundo protesto de rua contra a Resolução 457. A primeira ocorreu na noite de 15 de julho de 2013 em frente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na capital paulista. O Movimento Liberdade à Vida foi lançado por quatro estudantes de Ciências  (Marina Malcius, Gabriela Viveiros Mathias, Patricia Orosco e Leticia Mendes Araújo) e já contou com o apoio de integrantes da Associação Mata Ciliar.

- Conheça a página do Movimento Liberdade à Vida no Facebook
- Página no Facebook anunciando a manifestação
- Conheça a Resolução 457
Releia os posts do Fauna News:
- “Guarda provisória de animais silvestres: atestando a incompetência do poder público”, publicado em 24 de maio de 2013
- "Conama alivia a falta de estrutura do poder público legalizando o tráfico de animais", publicado em 27 de junho de 2013
- "Resolução 457: petição na internet pede revogação", publicado em 1º de julho de 2013
- “Resolução 457: primeira manifestação de rua contra”, publicado em 16 de julho de 2013

0 comentários: