segunda-feira, 11 de março de 2013

Fauna News e Instituto Aprenda.bio: curso sobre tráfico de animais em São Paulo

O Fauna News e o Instituto Aprenda.bio abriram o período de inscrições para o curso sobre tráfico de animais silvestres, a ser realizado em São Paulo em 19 de outubro de 2013. O comércio ilegal de fauna  é apontado como a segunda maior causa de extinções de espécies, perdendo apenas para a perda de hábitat. A situação mundial é grave e o Brasil começa a dar seus primeiros passos na direção do combate efetivo a esse crime.
Durante 10 horas, os alunos entrarão em contato com as informações mais recentes sobre o mercado negro de fauna e seus subprodutos, com destaque para a situação brasileira. O curso contextualiza essa atividade criminosa e apresenta informações importantes para quem deseja, profissionalmente ou voluntariamente, se envolver com ações contra tal atividade ou que de alguma forma pode entrar em contato com essa realidade (biólogos e veterinários, por exemplo). O debate na busca de soluções é incentivado e promovido durante as atividades.

Papagaios apreendidos com traficantes
Foto: Divulgação Polícia Rodoviária Federal

O curso está voltado para estudantes e profissionais de todas as áreas do conhecimento. As atividades serão coordenadas pelo editor do Fauna News, o jornalista Dimas Marques.

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo (USP), e com pós-graduação (Lato Sensu) em “Meio Ambiente e Sociedade” pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Dimas Marques atua na imprensa desde 1994, com passagens pelo Diário de S. Paulo, rádio CBN, revistas Mergulho, Horizonte Geográfico e Terra da Gente, além da Assessoria de Comunicação da Fundação Florestal do Estado de São Paulo.

 Atualmente, além de manter o Fauna News, ele trabalha como repórter colaborador em revistas, presta serviço em Comunicação para o Instituto Florestal do Estado de São Paulo, é coordenador do Programa de Comunicação Social da ONG Profauna – Programa de Proteção à Fauna e Monitoramento dos Ecossistemas e coordena as áreas de Comunicação Social e Educação da ONG Freeland Brasil.

Programa
- Cativeiro e comércio de animais silvestres: origens
- Tráfico de animais silvestres no Brasil: definição legal e legislação
- Situação do tráfico de animais no Brasil e no mundo: visão geral do problema
- Características do tráfico de animais no Brasil (tipos, estrutura social, regiões de captura e apanha, regiões de venda, rotas e consequências)
- Como combater o tráfico de animais: infraestrutura, repressão, legislação, educação ambiental e geração de renda
- Legalizar o comércio de algumas espécies silvestres é solução?
- O pós-apreensão
- ONGs atuantes
- A imprensa e o tráfico de animais silvestres: a informação como arma e como utilizar o jornalismo como ferramenta de divulgação e conscientização

Serviço
Curso: Tráfico de animais silvestres
Data: 19 de outubro de 2013 (sábado), das 8h às 18h
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie - Prédio T - sala a definir - Rua da Consolação, 930 - São Paulo (SP)
Valor: R$ 90,00 para inscrições até 12/09/13 e R$ 120,00 para inscrições até 17/10/13 - data limite para matrícula

PARA SE MATRICULAR, CLIQUE AQUI.

Em caso de cancelamento do curso os valores serão devolvidos em sua integralidade, sem prejuízos ao contratante.

Apoio:







- Conheça o Instituto Aprenda.bio

- Conheça a Freeland Brasil

0 comentários: