terça-feira, 8 de novembro de 2011

Portugal: porta de entrada do tráfico de fauna brasileira na Europa

"As autoridades portuguesas apreenderam no aeroporto de Lisboa 140 ovos de tucanos, araras e papagaios, vindos do Brasil, em cinco casos de tráfico ilegal desde Maio.” – texto da matéria “Apreendidos em Lisboa 140 ovos de tucanos, araras e papagaios" publicada em 7 de novembro de 211 pelo site Ecosfera

Entre os casos está o do brasileiro surpreendido com 30 ovos de papagaio-de-cauda-curta (Graydidascalus brachyurus) dentro de meias femininas amarradas em sua cintura, comentado pelo Fauna News em 27 de maio de 2011. Ele foi enviado de volta ao Brasil e foi recepcionado por agentes do Ibama e policiais federais no aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília). Além de multado em R$ 65 mil por transporte ilegal de fauna e remessa de material genético ao exterior, ele responde criminalmente pelo ato.


Foto do brasileiro feita pelas autoridades portuguesas
Foto: Divulgação Ibama

“Em Agosto, as autoridades identificaram uma cidadã portuguesa que transportava 29 ovos de papagaios, oriundos de Belo Horizonte. No mês seguinte, o aeroporto de Lisboa voltou a ser palco de apreensões, uma no dia 14 (11 ovos de araras) e outra a 15 (58 ovos de papagaios e tucanos), por três cidadãos portugueses. A apreensão mais recente data de 12 de Outubro, quando um indivíduo português foi identificado por transportar 12 ovos de tucano.” – texto do site Ecosfera

A matéria do Ecosfera informa que, entre 2003 e 2007, cinco quadrilhas de tráfico de animais e ovos foram desarticuladas em Portugal. O país é um dos principais pontos de entrada ilegal de fauna e partes de animais vindas do continente americano para abastecer o mercado europeu.

Vale destacar que, apesar de o tráfico internacional da fauna silvestre brasileira ocorrer com freqüência, entre 60% e 70% desse comércio - de acordo com as ONGs Rede Nacional Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) e WWF-Brasil – são voltados para o mercado interno.

- Leia a matéria completa do site Ecosfera
- Conheça a Renctas
- Conheça o WWF-Brasil
- Releia o texto do Fauna News sobre a prisão do brasileiro em Portugal

1 comentários:

Anônimo disse...

Que vergonha para nós todos brasileiros que amamos os animais e sentimos respeito por eles , por sua vida e por sua integridade, ver essas pessoas traficando ovos , animais vivos, como se suas vidas não valessem nada .Além disso estão nos roubando, tirando nossas aves e animais de seu habitat natural!Prisão para eles, e bloqueio de suas contas bancárias!