segunda-feira, 25 de julho de 2011

Começar a semana pensando...

"O lóris lento, pequeno primata do sudeste asiático, tem no YouTube um de seus principais adversários. Por conta do sucesso na rede, a venda ilegal de animais desta espécie - ameaçada de extinção - disparou, segundo reportagem do jornal britânico "The Independent"." - texto da matéria "Sucesso no YouTube aumenta comércio ilegal de animal ameaçado", publicada em 30 de março de 2011 pelo portal G1.

O vídeo está com quase 7,5 milhões de exibições (desde 30 de junho de 2009). Outro vídeo, com o lóris segurando um pequeno guarda-chuva, também estaria contribuindo com o tráfico da espécie."O principal ponto de origem dos animais contrabandeados é a Tailândia, onde traficantes pagam o equivalente a menos de R$ 50 por filhote. No Japão, cada bicho chega a ser vendido por R$ 10 mil." - texto do G1

A demanda por lóris tem crescido principalmente entre crianças no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Rússia e na Polônia. Momento para pensar o quanto ações aparentemente inofgensivas - como publicar um vídeo no You Tube - podem impulsionar atitudes criminosas e crueis. Afinal, o lugar do lóris não é no meio de almofadas e edredons, correndo o risco de não ser alimentado corretamente, pegar (e transmitir) doenças e, por fim, não cumprindo sua função ecológica em seu hábitat.

- Leia a matéria do portal G1 "Sucesso no YouTube aumenta comércio ilegal de animal ameaçado".

Assita ao vídeo do lóris (quase 7,5 milhões de exibições):


Assita ao vídeo do lóris com guarda-chuva (2,8 milhões de exibições):

0 comentários: